Senta. escreve.
Desde que você entra na escola, o povo fala, tem que aprender a ler e escrever. Penso que sei lê e escrever. To sentado. escrevo. Mas o que eu digo? Falo pra gente que não quer escutar, gente que nunca me viu, que nunca mandou um sorriso tímido, um maldito olhar de segundo.
É mais fácil conversar com um cachorro, ao menos ele vai se limitar a latir, aquele latido que ele aprendeu sabe-se lá com quem, né. Um dois, Um dois, a cabeça já saiu do lugar, voltou e os pensamentos continuam soltos, mas assim que nasceram pra ser soltos no ar. Um dois Um dois, o mundo fica mais vivo, um organismo pluricelular.
Todos temos um missão aqui neste negócio, nesta terra, neste tempo, neste diacho de deus, antes de pensar na minha, qual a sua?
A minha neste momento é fazer este texto medíocre.
POIS DISSE MUITA COISA EM POUCAS PALAVRAS SIMPLES, NÃO MEDÍOCRES, POIS REAGEM A UMA FÓRMULA ENGESSADORA E AINDA DOMINANTE DE EDUCAÇÃO.
ResponderExcluirPENSAR E REFLETIR SOBRE O ASSUNTO É BATER EM UMA PORTA QUE PODE SE ABRIR E LEVAR A NÓS MESMOS E AOS OUTROS A CAMINHOS MAIS EQUILIBRADOS E MAIS EFICAZES DE APRENDER E ENSINAR.
TAYNÃ